21 set Qual é a melhor época para engravidar?

Muitas mulheres estão postergando o momento de ter filhos nos dias de hoje, por questões financeiras (desejo pela casa própria antes da maternidade), por questões profissionais (terminar a pós graduação, ter estabilidade no emprego) ou até mesmo por ainda não ter encontrado uma relação estável.

Há algum tempo, a ideia de estrutura familiar imperava: a mulher deveria se casar, cuidar da casa e dos filhos enquanto o marido era responsável pela renda. Hoje ela também tem profissão fora de casa, muitas vezes competindo com homens em posição de igualdade. E pode ser profissional após a maternidade, ou ter filhos após alcançar a desejada posição em seu emprego.

Mas, às vezes, a espera pela promoção no emprego, estabilidade financeira e parceiro ideal para constituir uma família acaba por reduzir as chances de uma gestação tranquila e bem sucedida.

Do ponto de vista biológico, o ideal é que a gestação ocorra em torno dos 25 anos, quando a mulher tem uma alta taxa de fertilidade e menor risco de desenvolver doenças como a endometriose, diabetes e hipertensão.

A partir dos 35 anos, a taxa de fertilidade diminui de forma considerável, assim como aumentam os riscos de malformações no bebê. O risco de aborto em uma gravidez antes dos 30 anos é de cerca de 15%, mas pode chegar a 50% em uma gestação após os 40 anos.

Esses números compõem uma média geral e, por questões genéticas, algumas mulheres são mais férteis que outras.

A medicina reprodutiva avançou muito nos últimos anos e, através de técnicas de reprodução assistida, pode ser possível gerar um filho mesmo após os 40 anos de idade.

Assim, vale uma reflexão sobre o melhor momento para engravidar, considerando todos estes ingredientes.

Dr. Mauricio Abrão
CRM 52842