21 set Pausa para nova fase

Não há uma idade precisa para acontecer. De forma geral, a menopausa ocorre entre 45 e 55 anos de idade e, por ainda estar associada ao processo de envelhecimento, pode gerar dúvidas, angústias e incertezas. Especialista em endocrinologia e metabologia, a Drª Sílvia Corral Souza, CRM 82333, afirma ser importante a mulher consultar seu ginecologista regularmente e conversar com ele sobre a melhor conduta no momento em que os sintomas começarem a aparecer.

Embora algumas mulheres não relatem previamente qualquer tipo de alteração corporal, o primeiro sinal do climatério é a alteração do ciclo menstrual. É comum haver um intervalo maior entre os episódios menstruais e essa irregularidade pode estar intercalada com ciclos de sangramentos abundantes. Outros sinais bastante conhecidos são as ondas de calor, principalmente no rosto, pescoço e parte superior do tronco, acompanhados ou não de transpiração excessiva e o aumento da irritabilidade. Essas sensações podem já estar associadas à redução na produção hormonal. Não há indícios de que a idade da primeira menstruação, a chamada menarca, tenha influência no início da menopausa. A alta dosagem no sangue do FSH, o hormônio folículo estimulante, é o indicativo do climatério, ao demonstrar que não há mais produção de quantidades suficientes de estrogênio pelos ovários.

O aumento de peso e o acúmulo maior de tecido adiposo na região de abdome costumam incomodar e são associados à maior incidência de problemas de saúde como diabetes, hipertensão, dislipidemia, osteoartrose, aterosclerose que podem aparecer ou se intensificar após a menopausa. O cuidado alimentar e a prática regular de atividade física, incluindo exercícios aeróbicos e de resistência são muito importantes para prevenir uma redução acentuada da massa muscular, fator que favorece ainda mais o aumento e a redistribuição de gordura. Vários fatores pessoais e familiares devem ser levados em consideração para que médico e paciente possam decidir sobre a realização da terapia de reposição hormonal e, caso esse tratamento seja considerado, ele deve ser iniciado precocemente após o diagnóstico de menopausa. Porém o uso só pode ser prescrito após o diagnóstico definitivo da menopausa que acontece cerca de um ano sem ciclos menstruais.

Toda a história de vida da mulher, realização pessoal, grau de ansiedade e modo de encarar o processo de envelhecimento interferem na forma de enfrentar o processo do climatério. Aquelas que conseguem equilibrar seu nível de estresse, praticam atividade física, não fumam e mantêm hábitos de vida mais saudáveis lidam de maneira mais tranquila com essa fase da natural da vida.