21 set O papel do Urologista

O Dr. Carlos Ricardo Doi Bautzer (CRM 90759) é Urologista da Clínica Medicina da Mulher

Qual a importância do urologista para a saúde feminina?
O urologista, apesar de ter o falso conceito de ser o “médico do homem”, tem como foco da especialidade os órgãos urinários, incluindo os rins, ureteres e bexiga, além dos órgãos sexuais masculinos (próstata, uretra, testículos e pênis). Na mulher, o urologista pode acompanhar problemas relacionados à litíase (cálculos ou “pedras”) nos rins, ureteres e bexiga, causadores das cólicas renais. Em associação com os ginecologistas, o urologista pode auxiliar no tratamento das infecções urinárias (agudas ou crônicas) e nas alterações da micção (urgência ou retenção urinária, incontinência). Para isso, podemos utilizar meios diagnósticos mais específicos, feitos pelo urologista, como cistoscopia, ureteroscopia e estudo urodinâmico.

Quais são os problemas urológicos mais frequentes na mulher?
Na mulher, as alterações urológicas mais comuns se relacionam às infecções urinárias. Quando estas infecções se tornam recorrentes ou crônicas, o urologista pode utilizar ferramentas diagnosticas mais especificas, com o intuito de avaliar alterações anatômicas ou funcionais no trato urinário que possam explicar esta condição. Em seguida, as alterações de continência ou controle da urina são mais frequentes com o avançar da idade, quando o urologista tem papel no diagnóstico e no tratamento em situações específicas. No ritmo de vida agitado de hoje, a incidência de cálculos urinários vem crescendo, atrapalhando a qualidade de vida e de trabalho das mulheres. Desta maneira, o diagnóstico precoce e tratamento podem prevenir interrupções na nossa rotina causadas por cólicas renais. Outras alterações, como sangramentos urinários ou tumores do trato urinário, são mais raros, mas também merecem atenção e check-ups periódicos, por serem muitas vezes assintomáticos.

Como o urologista pode ajudar a mulher a ter uma vida mais saudável?
Para ter uma vida saudável, é muito importante o papel preventivo feito pelo urologista. Neste aspecto, orientações em relação à alimentação, hidratação, cuidados pessoais e exames periódicos podem evitar problemas futuros. Alem disso, muitas vezes é necessário o tratamento conjunto do casal para a obtenção de uma vida sexual saudável e satisfatória. Por tratar dos órgãos sexuais masculinos, o urologista também é responsável pelo tratamento da disfunção erétil do homem, problema muito frequente e também com incidência maior com o avançar da idade. Desta maneira, como hoje estamos melhorando a qualidade de vida e a sua expectativa vem aumentando, devemos abordar todos os aspectos da vida da mulher e do casal, para conseguirmos proporcionar não somente mais saúde, mas também mais felicidade.

Quais são os cuidados que precisamos ter para evitar problemas urinários?
Para prevenção de problemas urinários, é importante que a mulher pratique exercícios orientados por um profissional, que incluam exercícios pélvicos indicados por fisioterapeutas experientes, para reduzir as taxas de incontinência e alterações miccionais. Alem disso, uma dieta balanceada, com boa hidratação e manutenção do peso ideal também apresentam importante papel profilático para cálculos ou infecções urinarias. Cuidados locais e do parceiro podem ajudar a evitar problemas na esfera sexual, tanto de modo preventivo como terapêutico. Por fim, exames periódicos podem diagnosticar problemas mais graves, que deverão ser tratados com rapidez para evitar que causem maiores danos para a saúde da mulher.