21 set Inverno é ótima época para remoção de tatuagem

Na entrevista abaixo, a dermatologista, Dra. Natacha Purchio Monteiro (CRM 134046) fala sobre os cuidados com a pele antes e após o procedimento de remoção de tatuagem. Veja o que fazer para remover a sua tatuagem com segurança.

1 – No outono/inverno é a melhor época para remover a tatuagem? Por quê?

Sim, pois é uma época que os pacientes não pegam tanto sol e a pele não está tão bronzeada. Quanto mais escura a pele, menor a eficácia do laser e maiores são as chances de complicação.

2 – Quais os métodos utilizados para remover a tatuagem? Por quê?

Existem dois métodos mais utilizados atualmente: remoção cirúrgica e laser

3 – O paciente sente dor quando está passando pelo procedimento para apagar a tatuagem?

Sim, o procedimento é doloroso, mas normalmente o médico opta por fazer uma anestesia local na área a ser tratada.

4 – É possível remover um desenho completamente? Há alguma cor que é impossível de ser removida da pele?

É possível remover um desenho completamente, mas depende da cor e da resposta da pele de cada paciente. Pigmentos amarelos e alguns verdes são resistentes ao tratamento. Cores avermelhadas ou rosadas podem tornar-se preta durante o tratamento e esse pigmento ser difícil ou impossível de ser removido.

5 – É preciso quantas sessões para remover a tatuagem?

Esse número varia muito, pois depende do tamanho, das cores, da resposta individual, do tipo de laser utilizado. Pode ir de quatro a mais de dez sessões.

6 – Quais são os cuidados com a pele antes de passar pelo procedimento de remoção da tatuagem?

Evitar bronzeamento da pele, evitar a ingestão de aspirina ou outros anti-inflamatórios não hormonais por uma semana antes do tratamento, pois podem aumentar o risco de sangramento.

7 – Como fica o aspecto da pele no local onde a tatuagem foi removida? A pele naquele local nunca mais voltar a ser igual?

Se conseguir remover todo o pigmento e não houver complicações o aspecto da pele volta ao normal. Mas podem ocorrer complicações como hipo ou hipercromia, cicatrizes e reação alérgica ao pigmento.

8 – Quais são os cuidados após a remoção da tatuagem? A pele no local onde a tatuagem foi removida precisa de cuidados especiais para sempre?

Deve ser feito curativo diário por aproximadamente uma semana. Evitar natação e exposição solar até cicatrização da ferida. Dor local pode ocorrer e pode ser tratada com analgésico e compressa fria. Os cuidados locais são feitos até cicatrização ferida e a exposição solar até término tratamento.