21 set Hábitos para uma vida saudável

Nos últimos anos, houve uma razoável evolução na compreensão da interação entre os vários sistemas no corpo humano. E uma das formas de se entender isto é olharmos como hábitos saudáveis podem impactar positivamente na saúde da mulher.

Atualmente, sabemos que no ciclo menstrual da mulher pode-se observar uma complexa interação entre regiões do cérebro e os ovários, no sentido de proporcionar à mulher a produção equilibrada de seus principais hormônios. Neste raciocínio, substâncias como adrenalina, endorfinas, bem como os neurotransmissores tendem a atuar nessa produção hormonal. Um bom exemplo é a adrenalina liberada pelo estresse. No máximo da tensão, o excesso de adrenalina pode ocasionar um desbalanço hormonal e o consequente desequilíbrio menstrual. Por outro lado, a endorfina, quando produzida em quantidades não excessivas por meio dos exercícios físicos, pode reequilibrar essa ação hormonal.

Outras interações têm sido estudadas, como a interferência das vitaminas na imunidade. Um bom exemplo é a vitamina D, que deve ser reposta quando sua quantidade é insuficiente no organismo. Isso traz um benefício relevante para vários sistemas do nosso corpo. Fatores dietéticos também exercem um efeito benéfico ou não para os seres humanos.

Assim, quanto mais cultivarmos hábitos saudáveis, menor a chance do desenvolvimento das doenças da mulher moderna, salientando-se que exercícios equilibrados, aliados a um correto trabalho do nosso estresse cotidiano, podem trazer enormes benefícios para as mulheres.

Dr. Mauricio Abrão
CRM 52842