21 set Férias pra que te quero?

Sem escola, trabalho e vários dias de folga, muitas mulheres aproveitam as férias para realizar alguns procedimentos cirúrgicos e estéticos que exigem da paciente repouso durante a fase de recuperação. O doutores Rodrigo Arruda, CRM 97798, cirurgião plástico, fala sobre os tratamentos mais procurados nesse período e o que vale ou não a pena fazer.

Tratamentos vasculares

Sem dúvida o tratamento estético mais procurado é para a eliminação dos populares vasinhos das pernas, as chamadas de telangiectasias. São aquelas ramificações bem fininhas, vermelhadas ou azuladas, que ao contrário das varizes, não são salientes nem provocam dores ou problemas de saúde. De acordo com o Dr. Antonio Zerati, especialista em cirurgia vascular, os tratamentos recomendados para os vasinhos são a escleroterapia, injeção de um medicamento que provoca o desaparecimento dos vasos, ou o laser. “Muitas vezes, a associação de ambos os métodos é realizada e o número de sessões depende da quantidade de vasos que a paciente apresenta. A decisão da melhor proposta depende da avaliação médica de cada caso,” completa. Quando há varizes associadas, é necessário operá-las antes de iniciar o tratamento das telangiectasias. Como o período pós-operatório requer até três meses sem exposição ao sol, muitos pacientes preferem fazer a operação fora do período do verão. Já a escleroterapia pode ser realizada em qualquer época do ano. O único cuidado é também evitar banho de sol enquanto houver marcas do procedimento, como hematomas, que, quando aparecem, duram poucos dias. Para o laser a única recomendação é evitar fazê-lo em peles morenas ou que estejam bronzeadas, para diminuir o risco de queimaduras.

Dr. Zerati explica ainda que, no caso das varizes, a questão estética não é o único fator a ser considerado. Isso porque muitas vezes as varizes podem causar sintomas como dor, cansaço e inchaço das pernas, além do risco de tromboflebites, que ocorrem quando formam-se coágulos nas veias varicosas, causando grande desconforto e, muitas vezes, manchas na pele. Por isso, as varizes devem sempre ser tratadas, seja através de cirurgia, seja com o tratamento conservador, baseado no uso de meias elásticas e atividade física.

Tratamentos cirúrgicos

No campo da cirurgia plástica, sem dúvida os procedimentos mais procurados são as mamoplastias, sejam elas de aumento ou de redução das mamas, e as lipoaspirações, mesmo no período de férias no verão. Porém, o cirurgião Dr. Rodrigo Arruda conta que o melhor momento para a realização deste tipo de cirurgia é entre maio e agosto, meses de clima mais ameno, uma vez que as recomendações pós-operatórias são de três semanas sem exposição ao sol ao realizar a mamoplastia, e para a lipoaspiração, geralmente três meses. Dr. Rodrigo explica que a paciente que se submeteu à lipoaspiração já pode iniciar alguma atividade física em três semanas, já quem fez uma mamoplastia o prazo de repouso é mais longo, em média 45 dias. “Os procedimentos são válidos desde que a paciente compreenda perfeitamente as limitações de cada cirurgia e que a expectativa de resultados não ultrapasse aquilo que pode ser cumprido”, reforça. Além disso, a paciente precisa saber que, mesmo sendo um procedimento estético, existem os riscos de qualquer cirurgia. Ou seja, é fundamental realizar todos os exames de pré-operatórios além de avaliações de outros especialistas como cardiologista, endocrinologista, pneumologista, ou outra especialidade, conforme o estado de saúde da paciente.