Reprodução humana

Muitos fatores influenciam a fertilidade natural de um casal: idade do homem, idade da mulher, frequência sexual, o tempo de infertilidade, além de fatores como a obesidade e o tabagismo. Além disso, alguns distúrbios ou doenças específicas também causam infertilidade. Aproximadamente 40% das causas de infertilidade dos casais estão relacionadas com fatores femininos e 40% com fatores masculinos. Em 20% dos casos, ambos os fatores estão presentes.

 

A chance de um casal normal conceber por meios naturais, mantendo relações sexuais no dia fértil da mulher, é de 20% ao mês, isso é chamado de taxa de fecundidade natural. Sabemos ainda que nos casais que já estão tentando engravidar há mais de um ano a taxa de fecundidade é pelo menos a metade do habitual, mesmo que não se encontrem fatores objetivos para se explicar as causas de infertilidade. Com a reprodução assistida, a taxa de nascimentos pode chegar a 55% por tentativa em mulheres de até 35 anos.
As estatísticas mostram que 12-20% dos casais em idade fértil experimentam dificuldades para gerar filhos. Algumas causas de infertilidade podem ser tratadas com sucesso por meio de procedimentos e técnicas simples, como inseminação artificial, terapia hormonal e pequenas cirurgias. Porém, nos casos mais complexos, ou quando os tratamentos simples não são bem sucedidos, as técnicas de reprodução assistida de mais alta complexidade são a alternativa mais indicada, como a Fertilização In Vitro (FIV).

 

Devem ser levados em conta para a definição de qual tratamento será adotado o desejo do casal, a idade da mulher, além dos fatores causadores da infertilidade.

Saiba Mais