Ginecologia da infância e adolescência

A mulher atravessa diversas fases de descobertas e desafios ao longo da vida. O ginecologista tem o privilégio de acompanhá-la por todo esse período, criando laços de confiança e intimidade. Tem como papel ajudar a solucionar questões médicas e técnicas, além de muitas vezes cumprir o papel de conselheiro.

 

A Ginecologia da Infância e da Adolescência cuida das alterações que podem surgir desde os primeiros anos de vida das mulheres. Essa subespecialidade da Ginecologia faz o acompanhamento, em conjunto com o pediatra, de crianças que necessitarão tratar de questões ginecológicas no período que vai da infância ao início da adolescência. Realiza também o atendimento a meninas mais maduras, especialmente a partir da primeira menstruação ou no começo da vida sexual.
Durante a adolescência, o ginecologista é cada vez mais procurado devido à curiosidade causada pelas diferentes informações divulgadas pela mídia, que trazem à tona assuntos muitas vezes pouco discutidos em casa, devido à dificuldade em sua abordagem.

 

A proposta desse especialista é a de tornar mais aceitáveis as mudanças que ocorrem no corpo da mulher, que podem, por vezes, serem incômodas. O ginecologista deve sempre orientar e diferenciar e o que é fisiológico e o que deve ser tratado.