Climatério e Menopausa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o climatério é definido como o período da vida da mulher de transição entre a fase fértil (reprodutiva) e a menopausa. É caracterizado pela redução na produção de hormônios esteróides ovarianos, principalmente estrogênio e progesterona.

 

Nessa fase, as mulheres podem apresentar sintomas relacionados a diminuição da produção hormonal tais como: ondas de calor, ressecamento genital, alterações de humor e libido.

 

A menopausa é definido como a fase da mulher após a sua última menstruação.

 

Em ambas as fases, as mulheres experimentam sintomas muito variados e o cuidado à elas deve ser muito especial e individualizado. O tratamento pode ser feito com reposição hormonal para alguns casos, se necessário, em forma de adesivo, cremes, pílulas ou compostos naturais. Em outros casos, quando se tem alterações de humor, podem ser tratados com alguns tipos de anti-depressivos.

 

O ginecologista deve estar atento para atender às necessidades da mulher em cada fase de sua vida da melhor maneira, bem como avaliar riscos e benefícios de todo tratamento.