21 set Dicas para Menopausa

Dr. Maurício Abrão, ginecologista e obstetra, presidente da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE).

Menopausa é um período temido pela grande maioria das mulheres. Pode ser definida como a parada de funcionamento dos ovários, ou seja, os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona, que ocorre no período do climatério. Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher. A principal característica da menopausa se anuncia por irregularidades menstruais (menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes, etc.). Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente, ocorre entre os 45 e os 55 anos, mas pode acontecer a partir dos 40 anos, sem que isso seja um problema. A idade média da menopausa na mulher brasileira é 49 anos.

Veja aqui as dicas principais para você passar mais tranquila pela sua menopausa:

  • Faça refeições equilibradas durante o dia, diminuindo a ansiedade, e evite passar longos períodos em jejum;
  • Evite fazer um jantar muito volumoso. Grandes refeições antes de dormir interferem no seu sono tranquilo;
  • Evite excesso de café, refrigerantes e alimentos estimulantes. Além de interferirem na absorção do cálcio, podem aumentar sua irritabilidade, ansiedade e insônia;
  • Aumente as fontes de alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, e folhas verdes, a fim de prevenir a osteoporose. NUNCA consumi-los com alimentos fontes de ferro, como as carnes;
  • Aumente os alimentos fontes de Vitamina C, que melhoram as ondas de calor, como as frutas cítricas e vegetais verdes escuros;
  • Aumente os alimentos fontes de selênio (castanha do Pará, aves, grãos integrais, cogumelos), que melhora o equilíbrio hormonal;
  • Aumente o consumo de alimentos fontes de Vitamina B6 (peixe, aves, grãos e cereais, verduras, batata e soja), que minimizam a retenção de líquidos e aliviam os sintomas.

Dr. Mauricio Abrão
CRM 52842