21 set Alimentação para uma pele saudável

Dra. Silvia Benvenutti é especialista em Nutrição Funcional.

Através da alimentação, podemos resgatar o equilíbrio funcional do organismo, promovendo a saúde física interna e externa. No caso da pele, a alimentação adequada melhora seu tônus, sua hidratação, elasticidade e previne o envelhecimento celular.

A primeira etapa para ter uma pele jovem e saudável é desintoxicar o organismo, retirando da dieta os chamados antinutrientes, como açúcar, gordura saturada e trans, frituras, refrigerantes, álcool, sucos artificiais e outros alimentos industrializados. Em substituição, devemos adotar alimentos que auxiliam o processo digestivo (chá de hortelã e suco de clorofila, por exemplo) que promovem a função intestinal, eliminando as toxinas. É o caso das fibras (aveia, semente de linhaça, farelo de arroz), dos probióticos (iogurte natural, coalhada) e dos prebióticos, que são fonte de frutoologosacarídeos e inulina (alcachofra, chicória, alho, aspargos, cebola e banana).

Outra medida para limpar o organismo é utilizar alimentos que evitam o acúmulo do “lixo” celular, especialmente frutas cítricas e vermelhas: limão, laranja, tangerina, cereja, uva, ameixa, morango e açaí, entre outras. Vegetais como aipo, brócolis, repolho roxo, alho e tomate também são recomendados.

A segunda etapa nos cuidados com a pele refere-se à hidratação, promovendo a função renal e eliminando as toxinas pela urina. Portanto, beba com frequencia água mineral, água de coco natural, chás de ervas naturais (sem açúcar) e suco de frutas naturais.

O terceiro passo é nutrir a pele com alimentos ricos em vitaminas e substâncias como silício, cobre, selênio, magnésio e ácidos graxos poli-insaturados (fonte de ômega 3 e 9), que combatem o envelhecimento e promovem a firmeza da pele, entre outros benefícios. A vitamina C, por exemplo, é um antioxidante que neutraliza radicais livres e previne o aparecimento de manchas escuras. Está presente em diversas frutas, incluindo mamão, melão, laranja, maga, kiwi, abacaxi e acerola.

Já o cobre é importante para a formação de tecidos conjuntivos, síntese de colágeno, elastina e melanina. É encontrado em ostras, mariscos, castanha de caju, castanha do pará, avelãs, amêndoas e nozes. Outra substância fundamental é o magnésio, útil na manutenção do equilíbrio hídrico, maciez e brilho da pele. Está na semente de girassol, no cacau, no espinafre e no gérmen de trigo.

Silvia Benvenutti
CRN 3085